3 dicas para quem viaja a trabalho seguir sempre

Viajar é a melhor terapia e forma de lazer de grande parte das pessoas. Possibilita momentos para criar memórias, reencontrar familiares e amigos ou pode ser o início de novas histórias. Porém, para muitas pessoas viagens são sinônimo de trabalho — algo muito comum para alguns profissões, como representantes comerciais, professores e quem trabalha com consultorias, por exemplo.

Algumas regras e dicas, como juntar pontos para comprar passagens, valem para todos, mas quem precisa viajar a trabalho tem que ter ainda mais atenção a alguns pontos específicos. 

Separamos os 3 principais, que precisam estar sempre na memória e na mala dos “profissionais viajantes”, tanto nas viagens nacionais quanto nas internacionais.

1 – O que levar na mala

Parece óbvio, mas se a viagem é a trabalho, é preciso ter roupas adequadas à atividade, que muitas vezes exige as peças mais formais. Por isso, um lembrete sempre válido é: organize a mala com opções neutras e que caem bem em qualquer situação, como jeans e opções de alfaiataria, e que podem se somar a casacos (caso esfrie) ou outras roupas.

Dica de ouro: verifique se o lugar no qual vai se hospedar tem ferro de passar roupa ou passadeira a vapor.

“Mas será que vai dar tempo um passeio”? Essa dúvida é muito comum e, como não podemos prever tudo que pode acontecer, por mais que a agenda tenha sido revisada várias vezes, encontre um espacinho para uma roupa “extra”, leve e versátil.

2 – Documentação: confira algumas vezes

Quando estamos em casa ou no lugar da rotina principal, esquecer um dos documentos nem sempre é um problema. Afinal, se houver algum imprevisto ou necessidade, é “só” ir à fonte, ou seja, à casa ou ao trabalho. Quando se está em outra cidade, isso não é possível. E por mais claro que pareça, a verdade é que problemas relacionados à falta de documentação e outras exigências, como vistos e vacinas, são sempre muito comuns.

Sobre este ponto, “menos nunca é mais”, principalmente quando trata-se de uma viagem por motivos profissionais: digitalize documentos e tenha-os no celular, mas também leve pelo menos um documento original e cópias autenticadas. Deixe o original no hotel e assim muitos problemas, como perdas ou mesmo furtos, terão menos impacto na viagem. 

Alguns lembretes sempre válidos: para viajar na América do Sul, em países como Argentina, Uruguai, Chile e Peru, é preciso apresentar apenas o documento de identidade (RG) e o passaporte não é exigido. Porém, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), válida para viagens no território nacional, não substitui nunca o RG em viagens internacionais, mesmo na “vizinhança”. Esse é um erro muito comum e que atrapalha inúmeras pessoas diariamente. Imagine se a viagem é trabalho quantas oportunidades podem ser perdidas!

Verifique as exigências de vacinas dos países para os quais vai viajar. Nem só a de Covid-19 é exigida. Alguns destinos pedem vacinas contra Febre Amarela, por exemplo. Então: confira antes e leve o cartão válido internacionalmente.

3 – Tenha seguro médico

Quando a viagem é internacional, muitas destinos exigem os seguros. Porém, na hora de fazer viagens domésticas, muitas vezes esse ponto é deixado de lado. Vale lembrar que diversos convênios de saúde servem apenas para uma localidade específica, que pode ser município ou estado. Contudo, para profissionais que precisam viajar com frequência para trabalhar, é fundamental contar com uma cobertura nacional.

Confira se o seu convênio tem, pelo menos, previsão de atendimento para emergências e urgências em todos os locais. Sem um seguro adequado, pequenos incidentes que poderiam ser facilmente solucionados podem se tornar gigantes.

Dicas extras

  • Saia sempre com antecedência para os compromissos, afinal, por mais que tenha pesquisado as rotas, você não deve conhecer tão bem a cidade e as suas características de trânsito.
  • Escolha um hotel com fácil acesso aos seus principais compromissos, exatamente pelo motivo anterior e para facilitar sua vida.
  •  Conhecimento é sempre um excelente item para a bagagem: portanto, antes de ir, pesquise um pouco sobre o local, suas principais características, culturas e estilos de vida.

Gostou das dicas? Siga as nossas redes sociais para acompanhar mais conteúdos sobre viagens e entretenimento!  

Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Nenhum comentário. Seja o(a) primeiro(a) a comentar!